Assessoria de Imprensa

Durante muito tempo, a assessoria de imprensa precisou lidar com uma comunicação mais lenta, que se resumia a veículos tradicionais como jornais, rádios e televisão. No entanto, após o “boom” e popularização da internet, essa situação se modificou de forma bastante radical. A comunicação ganhou um poder de propagação exorbitante, e garantir a imagem e a boa reputação de uma empresa se tornou ainda mais necessário para se manter competitivo no mercado. Nesse contexto, a contratação de uma assessoria de imprensa ganhou relevância para empresas dos mais variados ramos ou segmentos.

Para ajudar você a compreender quais são as vantagens de contar com esse tipo de serviço no seu negócio, elaboramos uma lista com os principais benefícios de uma assessoria de imprensa. Continue a leitura e confira!

1. Fortalecimento de imagem

Muitos acreditam que a assessoria de imprensa trabalha apenas gerenciando momentos de crise, mas isso não é verdade. O principal trabalho da assessoria é fortalecer a imagem de uma empresa, de forma que, quando a crise acontecer, tenha o menor dano possível.

Logo, esse trabalho é tão ou mais importante do que fazer um bom gerenciamento de crises. Afinal, o fortalecimento da imagem de uma empresa se dá por meio de ações estratégicas realizadas com os públicos.

Essas ações devem ser embasadas em pesquisas de mercado e mapeamento estratégico de públicos e atividades — geralmente realizadas por competentes profissionais da área de Comunicação, como publicitários, relações públicas ou jornalistas.

2. Potencialização do marketing da empresa

Quando a equipe de imprensa trabalha em conjunto com o departamento de marketing de uma empresa, os resultados são ainda maiores. Mas, para a linguagem expressada pelas duas áreas ser a mesma, é necessário haver uma identificação no discurso.

Portanto, unificar os setores e mantê-los sempre próximos é fundamental para garantir o sucesso da comunicação organizacional como um todo.

Além disso, os dois departamentos trabalham em funções de análise do cenário e público. Assim, um pode fornecer informações importantes que contribuam com as estratégias do outro. Ou, ainda melhor, de forma que os dois trabalhem em conjunto.

3. Mídia espontânea

A assessoria também é importante para ajudar a divulgar eventos, ações, peças e campanhas publicitárias criadas pelo marketing, mas com um tom mais jornalístico. Assim, a equipe de assessoria de imprensa pode gerar mídia espontânea sobre os resultados e o sucesso das ações.

Por mídia espontânea, entende-se o espaço conquistado em jornais, revistas, portais de notícias na internet, programas de rádio e TV, entre outras mídias que cedem espaço de forma gratuita para a divulgação das realizações da empresa.

Contudo, vale ressaltar: desde que esse conteúdo seja trabalhado de modo noticioso e pouco comercial.

4. Transparência oferecida pela assessoria de imprensa

Para fortalecer a imagem de uma empresa, sabemos que é preciso gerar confiança no público, o que é possível por meio da transparência.

As assessorias de imprensa são responsáveis também por essa função, cada vez mais cobrada pelos públicos de uma organização. Afinal, o público sempre exige saber, de forma transparente, as ações e decisões tomadas por uma empresa, sobretudo quando se trata de crises.

Logo, por meio de notas oficiais, comunicados à imprensa e releases, é possível disseminar não apenas os valores da companhia. Bem como o seu ponto de vista diante de alguns fatores que afetam seu público direto.

Evita-se, portanto, as informações distorcidas ou mentirosas a respeito de dados públicos da empresa. Já que, assim, é a própria organização quem serve de fonte para os veículos midiáticos ou jornalísticos.

5. Gerenciamento de crise

Quando a empresa passa por alguma crise — como problemas numa prestação de serviços ou um produto, por exemplo — isso rapidamente vira notícia negativa. Principalmente nas redes sociais, onde as pessoas conseguem facilmente publicar vídeos, fotos e depoimentos sobre tudo.

Por isso, a assessoria de imprensa deve estar preparada para esses momentos de crise, com um porta-voz bem treinado — por meio de media training — e profissionais especialistas em redes sociais.

Além disso, principalmente, é preciso ter um discurso proativo e transparente, que possa ser utilizado em uniformidade por todos que estão à frente da companhia.

Vale ressaltar que, nesses momentos, é sempre importante falar e tomar uma posição. Afinal, se a sua empresa não se manifesta, serão os outros que irão falar por ela. E tal manifestação pode se dar de diversas formas.

Desde o simples envio de comunicados aos órgãos de imprensa até a realização de entrevistas coletivas, para que os jornalistas possam fazer perguntas sobre os fatos e posicionamentos que a empresa irá tomar a partir de então.

6. Contratação de bons profissionais

Pode parecer que não há relação nenhuma aqui, mas, quando uma empresa está na mídia e é bem conhecida, todos querem fazer parte do time. Assim, as chances de profissionais bem qualificados, com excelente formação e experiência procurarem sua empresa com um currículo em mãos são maiores.

Além disso, a assessoria de imprensa também pode divulgar as ações de endomarketing realizadas pela organização, como festas de confraternização e outros eventos comemorativos. Isso com certeza fará com que o público trabalhador veja a empresa com bons olhos e, consequentemente, tenha o desejo de fazer parte do time de profissionais da organização.

7. Posicionamento no Google e em outros buscadores

Por fim, a assessoria é responsável ainda por emplacar notícias sobre a sua empresa em veículos de comunicação, inclusive nos sites e portais de notícias. Quando essas reportagens aparecem com um link para o site da sua empresa, aumentam a sua relevância e o seu posicionamento nas buscas do Google e de outros buscadores.

Além dessa técnica, os assessores de imprensa contemporâneos também estão habilitados para desenvolver textos e releases a partir dos princípios de SEO. Dessa forma, as notícias, matérias ou reportagens ganham destaque quando os usuários buscarem, em sites de pesquisa como Google e Bing, por palavras ou termos relacionadas ao seu negócio.

E então, o que achou dessas vantagens de ter uma assessoria de imprensa na sua empresa? Quer saber ainda mais sobre o assunto e garantir o sucesso do seu negócio? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Você pode gostar...