Lançamento de Produtos

Aprenda como fazer campanhas para lançamento de produtos com sucesso. Oferecer um bom produto/serviço é essencial para ter sucesso no mercado. Porém, mais do que isso, é preciso saber como fazer as campanhas para lançamento de produtos. Isso porque sem essa ação, as pessoas não terão conhecimento sobre aquilo que você está oferecendo. Assim, suas vendas não serão como o esperado.

Por isso, se você deseja saber como fazer campanhas para lançamento de produtos de maneira que elas lhe tragam os resultados esperados, confira:

O passo a passo para ter sucesso em campanhas para lançamento de produtos:

1. Antes de qualquer ação: pesquise. E pesquise muito!
2. Desenvolva o lançamento a partir da pesquisa
3. Invista em marketing digital

Ter um bom site
Investir em redes sociais
Criar boas landing pages
Utilizar vídeos como material de divulgação

O lançamento de um produto

De maneira resumida, o lançamento de um produto ou serviço está relacionado às ações comerciais e de marketing para apresentar um novo serviço ou produto para o mercado. Assim, gera mais visibilidade para o seu negócio e passa a ser conhecido por um maior número de pessoas.

Para acertar em cheio nesse processo, o ideal é investir em campanhas para lançamento de produtos. Elas devem ser completas e abranger todas as suas necessidades.

É preciso que as empresas tenham atenção redobrada nessa campanha. Elas não servem apenas para aumentar as vendas, mas também para oferecer uma experiência adequada para os seus clientes. Isso porque você só tem a chance de causar a primeira impressão uma vez. Ou seja: é bom acertar em cheio nessa impressão. Para isso, faça campanhas para lançamento de produtos que superem a expectativa dos clientes. Gere curiosidade, e, é claro, com produtos/serviços que cumpram o que oferecem.

Vale lembrar que para acertar nas campanhas para lançamento de produtos, é preciso um extenso trabalho de pesquisa. Explicaremos abaixo o motivo de esse ser o primeiro passo de uma campanha de sucesso.

O passo a passo para ter sucesso em campanhas para lançamento de produtos.

1. Antes de qualquer ação: pesquise. E pesquise muito! Para acertar em cheio na campanha de lançamento, você precisa focar na pesquisa com todas as suas forças. É preciso pesquisar:

O mercado: qual é o seu nicho de mercado? E, mais do que isso, quem é o seu público-alvo e cliente ideal? Qual a sua concorrência? O que você oferecerá que será diferente/melhor do que a concorrência? Qual seu diferencial? Por onde você irá fazer o seu lançamento? Será uma ação online, física, ou em ambos os canais? Faça a sua análise SWOT (ou FOFA), para descobrir suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Confira como fazer essa análise de maneira eficiente: GUIA: aprenda definitivamente como fazer a análise SWOT de uma empresa; Qual o valor que deve ser cobrado pelo seu serviço/produto? Quanto os clientes estão dispostos a pagar por ele?

2. Desenvolva o lançamento a partir da pesquisa

Tendo essa pesquisa detalhada, é hora de partir para os primeiros passos da ação das  campanhas para lançamento de produtos. Tenha certeza de que seu produto realmente oferece um diferencial e tem potencial para ser amplamente consumido.

Agora, para desenvolver o lançamento, você pode encontrar parceiros que também se beneficiem do seu produto/serviço. Por exemplo: se você é uma empresa de materiais esportivos e vai lançar um tênis de corrida, pode entrar em contato com academias. Lá, com certeza terão pessoas que se interessam pelo seu produto. Esse é apenas um exemplo, mas pode ser aplicado em todas as áreas de atuação.

3. Invista em marketing digital

A internet é uma grande ferramenta e deve ser sua aliada. Use-a. Crie sua autoridade, relacione-se com seus clientes – e potenciais clientes – tenha uma boa identidade visual. Ademais, entenda que atualmente, fazer uma campanha para lançamento de produtos na internet é algo extremamente eficaz. Ela já atinge a um número enorme de pessoas, permite o compartilhamento de informações e faz parte do cotidiano.

Sobretudo, o objetivo do marketing digital é gerar novos negócios, aumentar o reconhecimento da marca e potencializar o relacionamento com clientes, fornecedores e mercado. Tudo isso por meio de estratégias online. Essas estratégias podem ser feitas de inúmeras maneiras. Algumas delas são:

Ter um bom site
Ele deve ser responsivo, atualizado e conter as principais informações sobre a sua empresa. Também deve ser aproveitado para explorar as ações que serão feitas nas campanhas para lançamento de produtos. O site é importante para criar a sua autoridade online. Coloque no seu endereço online o depoimento de clientes que ficaram satisfeitos com o seu serviço/produto, deixe disponível um canal de comunicação para entrarem em contato caso fiquem com dúvidas (e-mail, telefone, entre outros).

Investir em redes sociais
Assim como os sites, as redes sociais também são de extrema importância para melhorar a sua credibilidade e autoridade online. O lado positivo das redes é que elas são extremamente dinâmicas e permitem o relacionamento praticamente em tempo real com os clientes. Para acertar nas campanhas para lançamento de produtos, conheça as particularidades de cada rede e use-as de maneira inteligente. Você pode complementar a leitura com: Conheça os diferentes estilos de postagens e utilize-os da melhor forma para gerar engajamento

Criar boas landing pages
As landing pages são páginas que possuem como função a conversão. Seja de visitante a cliente em potencial (lead), ou de lead em cliente. São mais simples que os sites e que podem dar informações mais claras sobre o produto. Ademais, o objetivo é que haja uma troca: a pessoa deixa o e-mail dela a sua disposição e você oferece um material em troca, por exemplo. Você também pode oferecer descontos especiais. Também, é claro, pelas landing pages podem ser feitas as próprias compras dos produtos. O objetivo é que você tenha o contato de pessoas que se interessam pela sua marca. Assim, quando for fazer campanhas para lançamento de produtos, poderá entrar em contato em primeira mão com essas pessoas. Elas se sentirão estimuladas e especiais por fazerem parte desse time.

Utilizar vídeos como material de divulgação
Invista na produção de vídeos e teasers interessantes que gerem a curiosidade dos seus seguidores. Essa é uma estratégia já conhecida e utilizada há muito tempo – por exemplo, os trailers de filmes. Porém, ainda faz muito sucesso. Além disso, com a internet, a divulgação e compartilhamento de vídeos é muito mais efetiva. Poste o material em suas redes e site.

Por fim, agora você já tem todas essas informações necessárias para começar a planejar as campanhas para lançamento de produtos. Que tal colocá-las em prática?

Você pode gostar...